quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ciranda Eco Cultural leva 300 pessoas para Praça Central de Nova Odessa



No último sábado, dia 17 de agosto, aconteceu em Nova Odessa a Ciranda Eco Cultural. O evento aconteceu das 9h às 15h e levou aproximadamente 300 pessoas para a Praça Central José Gazetta.
A Ciranda Eco Cultural foi realizada pela NHL Produções Culturais com o apoio do Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), do Governo do Estado de São Paulo, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da Prefeitura de Nova Odessa, através da Diretoria de Cultura e Turismo e com patrocínio da Villares Metals.
O evento trouxe de forma gratuita diversas atividades culturais como shows musicais, contação de histórias, teatro de rua, exposição de cartuns, escritores apresentando suas obras, entre outras.
Durante a Ciranda, aconteceu o projeto “Livro Livre”, que consistiu na distribuição gratuita de livros dos mais diversos temas. “As pessoas trocavam livros entre si ou os deixavam em locais públicos para que outros pudessem ler. Foi muito bonito” declarou a presidente da NHL Produções Culturais e produtora executiva do evento, Neusa Silva.
Foram distribuídas durante o evento sementes de Crotalária, planta que, segundo Neusa, está sendo utilizada no combate à dengue. Segundo estudos recentes, a planta atrai a libélula, inseto predador do mosquito da dengue e da febre amarela. Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive nas margens dos rios, ela atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes Aegypti. Os ovos nascem, viram larvas e elas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. A libélula adulta se alimenta de pequenos insetos, sendo o Aedes aegypti um deles.
Uma das atrações do evento foi os alunos do polo de Nova Odessa do Projeto Guri. O Projeto foi criado em 1995 pelo governo do Estado de São Paulo e oferece nos períodos de contra-turno escolar cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionais, sopro, teclados e percussão. O projeto foi trazido para Nova Odessa em 2011 e já passaram por lá, cerca de 170 alunos“A apresentação dos alunos do Projeto Guri foi lindíssima. Eu me emocionei muito, assim como vários dos pais que estavam presentes na praça”, relatou a a diretora de Normas Pedagógicas, Rosimar Paschoalim Antonio.
Essa edição da Ciranda Eco Cultural que aconteceu em Nova Odessa foi um grande sucesso. Nós fomos muito bem recebidos pela prefeitura e pela população da cidade. A praça em que a Ciranda ocorreu é belíssima e sua estrutura facilita para que outros eventos como o nosso aconteçam na cidade. Fiquei tão contente com os resultados obtidos em Nova Odessa que pretendo trazer futuramente outros projetos meus para a cidade”, disse a presidente da NHL Produções.
O evento foi incrível. Tivemos cultura para todos os gostos e todas as idades”, declarou a diretora de Cultura e Turismo, Regina Pocay

Cinema - O evento ainda não terminou. No dia 30 de agosto, a Ciranda Eco Cultural vai exibir gratuitamente, das 15h às 17h, os filmes “Ilha das Flores” e “Lixo Extraordinário”, no auditório da prefeitura, que possui 70 lugares, e está localizado na Avenida João Pessoa, 777, no Centro.
Ilha das Flores” é um curta-metragem documentário que acompanha a trajetória de um tomate, desde o cultivo, até o Lixão da Ilha das Flores em Porto Alegre, entremeando cáusticos e divertidos comentários sobre a condição humana.
Com 13 minutos de duração, o curta-metragem, que é um dos mais conceituados da história do cinema brasileiro, é de 1989 e foi dirigido por Jorge Furtado (de “Meu Tio Matou um Cara”) e conta com a narração de Paulo José.
Lixo Extraordinário” é um documentário que relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias.
Com 99 minutos, o longa lançado em 2009 foi dirigido pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley e pela britânica Lucy Walker. O filme foi indicado ao Oscar de melhor documentário.
Diretoria de Comunicação
rgoncalves@novaodessa.sp.gov.br | (19) 3476-8601 | 9192-4503
Prefeitura Municipal de Nova Odessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário