quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Campanha de Multivacinação em Nova Odessa: 527 vacinas já foram aplicadas-Levantamento parcial



Campanha para atualização da caderneta de vacinação segue até sexta-feira, dia 30 de setembro, nos cinco postos de Saúde do município

A Diretoria de Vigilância em Saúde divulgou hoje o balanço parcial das vacinas
aplicadas durante a Campanha Nacional de Multivacinação. No total, 527 crianças de zero a cinco anos já atualizaram as cadernetas de vacinação. A campanha teve início no último sábado, dia 24 de agosto e segue até a próxima sexta-feira, dia 30, nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Rede de Atenção Básica Preventiva.
Apesar do comparecimento de 850 crianças, somente foram vacinadas aquelas que estavam com a caderneta desatualizada, conforme o novo calendário do Ministério da Saúde. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde a quantidade de crianças vacinadas corresponde a 62%.
Foram colocadas à disposição da população todas as vacinas do calendário vacinal que são: BCG, Hepatite B, Tetravalente, Pentavalente, VIP (Vacina Inativada Poliomelite), VOP (Vacina Oral Poliomelite Atenuada), Rotavírus, Pneumocócica Meningocócica C conjugada, Febre Amarela e Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (Tríplice Bacteriana - difteria, tétano e coqueluche).
Segundo os dados divulgados pelo PNI (Programa Nacional de Imunização), a vacina mais aplicada foi a segunda dose da Tríplice viral. Na UBS 1, por exemplo, unidade que registrou o maior número de atendimentos, foram 419 doses da vacina.
Todavia, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa, Marinilze Giubbina, explica que a grande procura pela vacina se dá por conta da alteração no calendário de vacinação.
Antes a primeira dose da vacina era aplicada aos 15 meses (1 ano e três meses) e a segunda somente aos 5 anos. Agora, todas as crianças devem receber a primeira dose ao completar 1 ano e a segunda dose aos 15 meses. As crianças com dois anos, por exemplo, que já haviam tomado a primeira dose e que estavam aguardando para tomar a segunda também já foram imunizadas. Por conta disso, é que houve o aumento”, explicou.
A campanha de multivacinação acontece até sexta-feira, dia 30 de agosto, das 8h às 16h, nos cinco postos de saúde. Vale lembrar que diferente do acontece normalmente em campanhas de vacinação, a campanha de multivacinação é seletiva, por isto é imprescindível a apresentação da carteirinha e só será realizada nos postos de saúde.
No sábado, “Dia D” da campanha também foi realizado a aplicação da vacina de Hepatite B para faixa etária de 15 a 49 anos. Aproximadamente 178 doses foram aplicadas.
É muito importante que os pais e familiares tenham as cadernetas de vacinação sempre em dia. Essas campanhas nacionais, estaduais e até mesmo as municipais são fundamentais para aquelas famílias que trabalham o dia todo e muitas vezes não tem muito tempo para levar os filhos nos postinhos de Saúde. A grande procura reflete que os responsáveis estão cada vez mais conscientes com a Saúde”, analisou a secretária de Saúde, Rosa Maria Reis Sacilotto.

Confira os endereços dos locais de vacinação:

UBS 1: Avenida Carlos Botelho, nº 3, Centro
UBS 2:Rua São Paulo, nº 65, Jardim São Jorge
UBS 3:Rua Sigesmundo Andermman,nº 731,Jardim São Manoel
UBS 4: Rua 6, nº 65, Jardim São Francisco
UBS 5: Rua das Imbuias, nº 65, Jardim Alvorada.


Ricardo Gonçalves
Jornalista - MTb 61.358
Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário