quarta-feira, 31 de julho de 2013

Postes de sustentação para a prática de slackline são instalados


Os praticantes montemorense do slackline, esporte onde uma fita elástica é esticada entre dois
pontos fixos, o que permite aos aventureiros andar literalmente sobre uma corda bamba, já podem preparar os seus equipamentos. O primeiro espaço municipal para o desenvolvimento do esporte começou a tomar forma nessa quarta-feira (31) com a instalação de três postes de sustentação para as fitas.

 Há cerca de dez dias, o prefeito Thiago Assis (PMDB) determinou ao Departamento de Esportes a instalação de postes na Praça de Esportes “Lauro Martin Suhr”, o popular “Laurão”, no Parque da Figueira.
 A instalação foi acompanhada pelo chefe municipal de esportes Davi Leandro da Santos, que apresentou a área e os pontos onde os mourões de madeira deveriam ser fixados. “Com o apoio da Secretaria de Planejamento e Obras os postes de sustentação estão sendo instalados. Adquirimos três mourões de madeira com cerca de 3,5 metros. Buracos de 1,2 metro foram feitos e concreto foi utilizado para uma melhor fixação, ficando completamente chumbado ao chão”, explicou Santos.
 A criação do primeiro espaço municipal para o slackline, segundo o prefeito montemorense, se deu por conta do crescimento do esporte e que em Monte Mor já conta com vários adeptos. “Em razão do crescimento deste esporte radical em nossa cidade, determinei que postes de sustentação sejam implantados em uma ampla área gramada na Praça ‘Laurão’. Acredito que este espaço proporcionará maior conforto e segurança aos seus praticantes. Além disso, a Praça ‘Laurão’ ficará conhecida como o principal espaço para a prática de esportes radicais de Monte Mor. Afinal, ela já conta com pista de skate e, agora, com uma estrutura para slackline”, declarou Thiago.
 Na Praça “Laurão” os três postes foram posicionados em “L”. O vão maior tem 13 metros e o segundo, voltado em especial para os iniciantes, tem vão de seis metros “Tivemos o cuidado de criar o espaço para slackline em uma área gramada, justamente para suavizar possíveis quedas”, informou Santos.
 O slackline, esporte criado nos meados dos anos 80 no Vale de Yosemite, nos Estados Unidos, vem ganhando, a partir de 2010, novos adeptos no Brasil. Nas terras tupiniquins, a sua prática vem sendo difundida, principalmente, nas cidades do litoral brasileiro e que aos poucos vem ganhando adeptos nas cidades do interior.
 O slackline não se define apenas em andar em uma fita tensionada em dois pontos fixos. Os “craques” do esporte realizam diversas manobras e variações, com direito a agachamento sobre a fita, acrobacias, entre outros.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Monte Mor

Nenhum comentário:

Postar um comentário