quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Prefeitura inicia projetos de reforma, ampliação e construção de escolas


Meta estabelecida em plano de governo deverá ser atendida até o fim do mandato

Reformar todas a escolas da Rede Municipal de Educação”, essa foi a medida anunciada pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza no início do ano e que faz parte de seu plano de governo para a gestão 2013-2016. No último dia 6 de setembro, a Prefeitura de Nova Odessa publicou um edital de classificação apontando a empresa responsável pela elaboração dos projetos de reforma, construção e ampliação de quatro unidades escolares da cidade.
A Educação de Nova Odessa é prioridade em nosso governo. Salas de aulas com melhores estruturas físicas, professores mais motivados e trabalhando juntos por condições de aprendizado e cidadania. Nossas crianças precisam se divertir, aprender e desenvolver suas capacidades com segurança, conforto e acompanhamento profissional. É para a família novaodessense que estamos trabalhando”, reforçou o prefeito Bill.
A empresa especializada – que vai fazer os projetos de engenharia para as primeiras obras -, é a Arcol Projetos, Consultoria em Negócios e Empreendimentos Imobiliários Ltda ME que foi vencedora da licitação, contratada pela prefeitura por R$ 141.200.
No início do ano, prefeito Bill e eu fizemos uma vistoria nas unidades escolares para verificar qual a real situação de cada uma delas. Verificamos que algumas escolas precisavam de diversos reparos na estrutura de forma geral”, afirmou o diretor de Programas e Projetos Educacionais, Achille Nicola Fosco, reforçando a necessidade das reformas. “Este trabalho de reformas e melhorias estruturais vai beneficiar mais de quatro mil alunos da rede municipal”, acrescentou.
As escolas que receberão os projetos são: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Alvina Maria Adamson, Emef Dante Gazzetta e Emef Profª Therezinha Antonia Malaguetta Merenda.
Na primeira serão realizadas obras de cobertura no pátio central da unidade, além de reforma geral de todos os sanitários com a troca de pisos, azulejos, portas, mictórios, vasos sanitários, pias e também nas portas das divisórias dos banheiros. Pelo projeto também está prevista a adequação dos níveis do piso, troca das portas de todas as salas de aula, administrativas e interativas.
Nesta unidade também serão aplicados pisos antiderrapantes nos pátios e salas de aulas, além de torná-la acessível, inclusive, o acesso à quadra esportiva. Além da preocupação com as questões de acessibilidade, as melhorias também incluem pintura, jardinagem e padronização das escolas”, completou o diretor.
Na Emef Dante Gazzetta os banheiros também serão reformados e assim como a troca de portas, pisos e aplicação de acessibilidade em todos os ambientes da unidade. A escola também receberá obras de aplicação de piso antiderrapante e pintura em geral.
Já na Emef do Jardim Bela Vista o projeto prevê a construção de quatro novas salas de aula com aproximadamente 50m² cada, além da construção de uma cozinha, pátio coberto, sanitários e quadra esportiva.
Todos os banheiros serão também reformados. A quadra esportiva será construída obedecendo a todas as normas reguladoras”, garantiu Fosco.
Além dessas três unidades, o projeto também prevê a construção de uma nova escola no Residencial Fibra. Atualmente, a Rede Municipal de Educação conta nove Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), sete Emefs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e quatro Emefeis (Escolas Municipais de Educação Fundamental e Educação Infantil).
O prazo para a empresa especializada na elaboração dos projetos de engenharia - vencedora da licitação -, entregar os quatro projetos à Secretaria Municipal de Educação é de 90 dias. “A partir da entrega será aberto um novo processo licitatório para contratação da empresa que executará as obras. Somente após esse processo é que daremos início às obras de reformas e melhorias”, explicou o diretor de programas e Projetos Educacionais, Achille Nicola Fosco.

Ricardo Gonçalves
Jornalista - MTb 61.358
Diretoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário