A quinta edição da Campanha de Doação de Sangue em Nova Odessa acontece no dia 05 de outubro.
Pode ser doador qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos, pesando mais de 50 quilos.
A campanha acontece das 8h30 às 12h no Ambulatório de Especialidades Médicas, localizado na Avenida João Pessoa, 833, no Bosque dos Cedros (ao lado do Hospital e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia e da Prefeitura).
A campanha é promovida pelo Lions Clube de Nova Odessa e pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com o apoio da Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Saúde.
A campanha de doação de sangue acontece a cada dois meses e a expectativa para a edição de outubro é conseguir cerca de 90 bolsas de sangue. Em Nova Odessa, aproximadamente 360 bolsas, de uma expectativa anual de 600, já foram coletadas.
“A edição anterior aconteceu durante o inverno, época em que comprovadamente temos menos doações e que mais pessoas são consideradas inaptas para realizar o procedimento. Mas agora que temos um tempo mais ameno, devemos receber mais doações”, declarou o secretário do Lions Club, Jonas Jacob Chiaradia.
Além da doação de sangue, a campanha também tem como objetivo inscrever interessados em fazer parte do cadastro de doadores de médula óssea.
Os interessados devem estar munidos de um documento com foto. Para homens que já são doadores deve haver um intervalo de 60 dias entre um procedimento e outro - realizar doações até quatro vezes ao ano -, já para as mulheres doadoras, o intervalo entre as doações deve ser de 90 dias, ou seja, é indicado fazer o procedimento até três vezes ao ano.
“Doar sangue é uma atitude muito nobre e que pode salvar muitas vidas. Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas”, explicou a diretora geral de Saúde, Fabiana Hatsue Yuami Bartolomei.
Para ser um doador, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa orienta que é preciso seguir algumas observações:
- Ter idade entre 18 e 65 anos
- Peso acima de 50 quilos
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
- Estar alimentado - evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação
- Não fumar até duas horas antes da doação
- Não ter contraído hepatite viral após os dez anos
- Não ter contraído malária
- Não ter tomado vacina de rubéola nos últimos 30 dias
Os interessados em fazer a doação devem observar os impedimentos:
-Estar resfriado (aguardar sete dias)
-Ter feito tatuagens nos últimos 12 meses
-Gravidez: é preciso esperar 90 dias após o parto normal e 180 dias da cesariana
- Evitar ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação.
Diretoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário