Cerca de 100 pessoas acompanharam a apresentação que reuniu obras de quatro importantes compositores: Chopin, Schubert, Mozart e Schumman
Com o advento da Primavera - que ocorreu no último sábado, dia 21 de setembro -
, além das flores, a Cultura musical também floresceu em Nova Odessa. Isso porque, o tradicional Concerto de Primavera, realizado todos os anos com o pianista Saul de Almeida, fez uma importante homenagem a quatro artistas da música erudita.
O evento que contou com mais de 100 pessoas no saguão da Prefeitura, apresentou obras dos artistas clássicos Chopin, Schubert, Mozart e Schumman. “A chegada da Primavera ficou ainda mais bonita com essa brilhante apresentação musical feita pelo professor Saul”, declarou a diretora de Cultura e Turismo, Regina Pocay, parabenizando o pianista pela apresentação.
Com uma plateia formada por crianças, jovens, adultos e personalidades da cultura de Nova Odessa e região, o pianista fez uma “viagem” através do tempo, apresentando obras dos compositores e suas influências da época. Além disso, a cada obra executada foram feitas explicações sobre o período e as suas cidades de origem como Paris, Viena e também a cidade austríaca de Salzburgo.
“Houve total respeito ao evento por parte do público, o que proporcionou uma grande satisfação em atuar num concerto que comemora a chegada de mais uma primavera. O objetivo era transmitir ao público a mensagem que os compositores tinham em seus íntimos mais profundos. Essa mensagem emocional que vem da alma”, disse o professor.
Saul ainda destacou que para evoluir é preciso vencer um circulo vicioso que se instalou no país. “As pessoas passaram a levar tudo em caráter de festa. O povo que quer evoluir para resolver melhor os seus problemas tem que aprender a se concentrar”, ressaltou.
Sobre o apoio da Diretoria de Cultura e Turismo de Nova Odessa na realização do evento, o pianista agradeceu. “A nova equipe de Cultura, embora ainda nos seus primeiros eventos, não poupou esforços para que o concerto dedicado às obras desses importantes compositores pudesse reunir uma quantidade expressiva de novaodessenses interessados no melhor que os artistas legaram para as gerações vindouras”, finalizou o pianista Saul de Almeida, agradecendo a participação do público.
O pianista - Saul de Almeida é natural de São Paulo e teve seu primeiro contato com a música ainda na infância. “Eu sempre gostei de música. Na minha infância nos anos 40, eu adorava e cantava música popular. O meu cantor favorito era Luiz Gonzaga, que me encantava porque cantava e tocava”, contou o pianista.
O primeiro contato do músico com o piano aconteceu quando ele tinha 11 anos e a paixão pelo instrumento o seguiu pela vida toda. A adoração de Almeida pela música clássica vei através dos programas do rádio, que ele ouvia nos anos 40.
Anos depois, ele se formou na Universidade São Lucas Tadeu, onde teve aula com o pianista alemão Fritz Jank, que o músico descreve como “o melhor pianista que conheci e a maior inspiração para minha carreira”.
Posteriormente, Saul de Almeida também se encantou pelo canto lírico. Anos depois, o músico viria a dar aulas de piano e também de canto em cidades como Nova Odessa, Joinville, Campinas, Jundiaí entre outras.
Almeida realizou apresentações em praticamente todas as capitais do Brasil e também em algumas cidades do exterior como Amsterdam na Holanda e Viena na Áustria, tendo passado também por países como Suriname e na região das Antilhas Holandesas. “Apesar de ter passado por todos esses lugares, a reação das pessoas a música é a mesma: puro encantamento. No fundo somos todos iguais, seja em Nova Odessa ou em qualquer outro lugar do mundo”, refletiu o músico.
O pianista se mudou para Nova Odessa em 1995 depois de ter se apaixonado pela cidade em uma visita anterior. Desde então, ele ele leciona e se apresenta na cidade.
|
Ricardo Gonçalves
Jornalista - MTb 61.358
Jornalista - MTb 61.358
Diretoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário